sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Campeonato Nacional de Semi-Rapidas - Jovens


Disputou-se no passado sábado, dia 22 de Novembro no Pavilhão Gimnodesportivo da escola Secundaria Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz a edição da época 2014/15 do Campeonato Nacional de Semi Rápidas, desta feita para jovens.
 
O Torneio era disputado em sistema suiço de 7 jornadas, com os atletas a disporem de 15 minutos + 10 segundos para concluir a sua partida.
Os atletas estavam divididos por escalões etários dos Sub-8 até aos Sub-20.
 

 equipa do Clube dos Galitos em 2º lugar colectivo
 
 
A comitiva do Clube dos Galitos foi constituída por 18 atletas, estando presente em 5 dos 6 escalões (não apresentamos qualquer atleta no escalão Sub-20).

Por escalões:

SUB-8
=====

ANA PAULA SANTOS

Ana Paula Santos

Num escalão é que o importante é a diversão em detrimento dos resultados, e em que as diferenças de ELO não são significativas, a Ana Paula que partia da 26ª posição, fez um final de prova brilhante, não perdendo qualquer dos últimos 3 jogos.

Dessa forma acabou por obter um excelente 17º lugar o que lhe permitiu subir ao mais baixo degrau do pódio feminino fruto dos 3,5 pontos em 7 possíveis. 

Ana Paula Santos no pódio
 
 
SUB-10
======
 
MARTA BASTOS
MIGUEL TRINDADE
JOAO CERQUEIRA
 
 
 Marta Bastos
 
João Cerqueira e Miguel Trindade
 
Miguel Trindade foi o nosso atleta que mais posições subiu relativamente ao ranking inicial onde era apenas o 64º.
Com uma ponta final em que duas derrotas o deixaram longe da luta por lugares de topo, foi ainda assim o nosso melhor classificado neste escalão com 4 pontos e uma optima 19ª posição.
 
João Cerqueira ficou apenas a meio ponto do seu colega de equipa, no entanto ele que era 22º à partida viu-se relegado para a 32ª posição final (exactamente a meio da tabela).
 
Finalmente Marta Bastos, que era 12ª do ranking inicial, começou mal com uma derrota na jornada inaugural, o que aliado a três derrotas consecutivas a meio da prova, a deixou longe dos lugares a que aspiraria.
Terminou no 44º lugar com 3 pontos nos 7 possíveis e na 9ª posição feminina.
 
SUB-12
======
 
JOÃO ANTUNES
ANDRÉ LAGARTO
 
 João Antunes
 
André Lagarto

João Antunes fruto de uma prova irregular não conseguiu fazer jus do seu 19º lugar do ranking inicial e obteve 3 pontos em 7 possíveis terminando a prova na 37ª posição.
André Lagarto, que era 39º do ranking inicial, não fez melhor terminando com 2 pontos na 52ª posição.
Acreditamos que têm tudo para fazer melhor na próxima prova.
 
 
SUB-14
======
 
ANTONIO SANTOS
ANTONIO MARTINS
 
António Martins vs António Santos
 
 
 
Aqui se depositavam esperanças de bons resultados.
António Santos, partia como numero 7 do ranking e cedo começou a lutar por um lugar na frente.
À 4ª jornada liderava a classificação com Hugo Sousa (AX Gaia) e o confronto entre ambos foi tenso e muito cauteloso de ambas as partes já que ambos os atletas tinham a consciência que não poderiam perder pontos.
O jogo acabou por terminar com um empate que mantinha as aspirações do nosso atleta.
No entanto na jornada seguinte António Santos cedeu frente a Ana Silva (Aad-A2d) futura campeã nacional e acusando esta derrota acabou por ter de arriscar e acabou derrotado pelo numero 1 da prova, terminando de vez com a sua espiração do pódio.
Na ultima jornada coube em sorte defrontar o seu colega de equipa sem que ambos tivessem já qualquer chance de alcançar os lugares cimeiros da prova.
Antonio Santos terminou na 11ª posição com 4 pontos nos 7 possíveis.
 
António Martins foi vitima de dois empates nas primeiras 3 jornadas o que acabaria por lhe condicionar a prova.
Com um jogo muito consistente acabaria apenas por ceder uma derrota frente a Luís Sá (Col.Gaia), no entanto cedeu 4 empates.
Terminou na 18ª posição (era 12º do ranking inicial) com os mesmos 4 pontos do seu companheiro de equipa mas um pior desempate.

SUB-16
======

HENRIQUE PAIVA
RICARDO DIAS
RAFAEL SARAIVA
ANA RAQUEL BASTOS
TIAGO FERNANDES
RITA SANTOS
JOÃO MATOS

Foi neste estalão que actuaram a maioria dos atletas do nosso clube e também aqui se depositavam esperanças de bons resultados, algo que viria de facto a acontecer.

Henrique Paiva

Comecemos por Henrique Paiva, bom inicio de prova com 2 vitorias nos primeiros jogos.
Na 3ª jornada e perante o numero 1 do ranking, André Sousa (GX Porto) devido a um erro de calculo viu fugir a vitoria acabando por ser derrotado, mas mesmo assim recompôs-se e de uma forma consistente consegue 3 vitorias seguidas, nas consequentes jornadas.

Na ultima ronda frente a Gonçalo Silva (SCP) consegue vantagem mas permite ao adversário  um perpétuo que leva ao empate. 
O Henrique Paiva terminava com 5,5 pontos em 7 possíveis num excelente 3º lugar, ele que era 8º do ranking inicial.

Mostrou uma enorme maturidade e uma excelente gestão ao ter optado por não dar o máximo na semana anterior para mostrar-se agora em excelente momento.

Ricardo Dias

Ricardo Dias, foi pessoalmente a melhor surpresa do torneio neste escalão. Apenas 16º do ranking inicial conseguiu de forma consistente superiorizar-se aos seus adversários, de ELO muito superior ao seu. Destaque para a vitoria frente à WFM Rita Jorge (SCP) à segunda jornada.
Duas derrotas apenas e frente aos 2º e 3º classificados do torneio Gonçalo Silva (SCP) e Henrique Paiva. 
Terminou a prova no 5º posto com 5 pontos e uma performance de 1809 pontos de ELO.
Brilhante!!
 
Rafael Saraiva
 
Atendendo ao resultado obtido na semana anterior em Leiria em com enorme expectativa que aguardávamos os resultados do Rafael Saraiva, ele que era 6º do ranking inicial.
Começou muito bem com 3 vitorias em outros tantos jogos, mas teve o primeiro desaire à 4ª jornada frente a Gonçalo Silva (SCP), recupera na jornada seguinte, mas volta a perder frente ao numero 1 da prova André Sousa (GX Porto).
Ainda assim uma vitória na ultima jornada poderia voltar a coloca-lo nos lugares cimeiros da prova, mas o cansaço acumulado privou-o de um bom jogo o que o deixou apenas na 12ª posição com 4 pontos.
 
Ana Raquel Bastos
 
 
Ana Raquel Bastos, fez um torneio algo intermitente alternando bons resultados com outros menos bons, como foi o caso por exemplo da derrota frente a João Soares (Col Português) à 6ª jornada que a privou de uma outra classificação final.
13ª do ranking inicial, terminou na 15ª posição com 4 pontos em 7 possíveis.
Acabou no entanto por ser um resultado positivo ao dar o segundo lugar do pódio do sector feminino atras apenas da WFM Rita Jorge do SCP.

Tiago Fernandes à esquerda

Tiago Fernandes era 8º do ranking inicial, mas fez uma prova abaixo das suas capacidades.
Andando sempre por tabuleiros inferiores fruto do empate da 1ª ronda, acabou por ceder mais dois empates terminando a prova com 3,5 pontos na 18ª posição.
 
Rita Santos
 
Rita Santos era 18ª do ranking inicial, fez também um torneio abaixo das expectativas. Com 3 derrotas consecutivas a meio da prova, acabou por descer ao 24º lugar final com 3 pontos.
Acabou mesmo assim por descer ao ultimo degrau do pódio feminino.
 
 João Matos

Finalmente João Matos que fez uma prova consistente com o seu real valor, era 33º do ranking inicial, terminou na 30ª posição com 2,5 pontos. resultado que lhe deve dar alento para continuar a trabalhar de forma a melhorar o seu desempenho.

Assim 3 pódios neste escalão:

Henrique Paiva na 3ª posição final


e a nível feminino:

Ana Raquel Bastos 2ª, Rita Jorge 1ª e Rita Santos 3ª


 SUB-18
======

JOÃO VALENTE
RICARDO SANTOS
TIAGO PEDROSO


João Valente
 
João Valente esteve sempre entre os atletas da frente, fazendo uma prova brilhante em que só faltou a subida ao pódio.
Falhou por muito pouco, ele que apenas perdeu um jogo diante do numero 1 do ranking Ivo Dias (NXvsc), cedeu no entanto dois empates o que se mostro ser fatal nas suas ambições.
Partindo do 6º lugar do ranking acabaria na 4ª posição com 5 pontos.
 
Ricardo Santos

Ricardo Santos teve também uma prestação de alto nível, acabando também com 5 pontos e imediatamente atras do seu colega de equipa na 5ª posição, ele que era 9º do Ranking inicial.
Duas derrotas frentes aos números 2 e 4 do ranking inicial, colocaram-no de fora da luta pelo pódio.
 
Tiago Pedroso
 
Tiago pedroso teve uma participação intermitente alternando sempre as vitorias com derrotas, pelo que partindo do 17º lugar do ranking inicial terminou na 16ª posição com 3 pontos.
 
Finalmente uma palavra para o 2º lugar colectivo absoluto do Clube dos Galitos, numa prova vencida pela AA Coimbra.
 
A nível feminino a participação do nosso clube quedou-se pela 4ª posição, numa lista liderada pelo Colégio Português.
 
mais informação como habitual na nossa pagina - http://www.galitos.pt/noticias.aspx?action=all&id=327
 
 
PS.
Agradeço aqui as fotos de autoria de Antonio Santos e os comentários que me foram enviados e que serviram de base a esta noticia e que foram de autoria de Jorge Paiva e Antonio Santos