segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Taça de Aveiro - Final


Disputou-se na sala de xadrez do Clube dos Galitos, na passada sexta-feira, dia 31.10 a final da primeira prova oficial da AXA e que teve por adversários as equipas "A" do Clube dos Galitos e da AEJ de S. João da Madeira.
 
O jogo era para os nossos atletas de dificuldade elevada dado a equipa de São João da Madeira ser a única representante do distrito na 1ª Divisão Nacional e dessa forma grande candidata a todas as provas que se realizam em Aveiro.
 
A nossa equipa apresentava como novidade a inclusão de Ana Raquel Bastos no lugar de Rafael Saraiva enquanto mantinha os restantes atletas presentes na 1ª eliminatória, ou seja Cristiano Tieres, Uwe Kahler e Antonio Santos.
O nosso adversário apresentava Gustavo Pires, Stephane Silva, Francisco Castro e Cláudio Sá (que tinha jogado na equipa B na primeira eliminatória).

 
 
A partida foi muito equilibrada tendo por vezes dado a sensação que poderia ter caído para o nosso lado.
 
Foi Antonio Santos o primeiro a triunfar, frente a Cláudio Sá fazendo o 1-0.

 
 
Foi no entanto preciso esperar mais de 90 minutos para que o resultado sofresse alterações e desta feita com Ana Raquel a ceder frente a Francisco Castro num jogo muito tactico, de alto risco e difícil de prever, colocando de novo a contenda empatada 1-1.
 
Mas pouco depois era Cristiano Tieres a ceder no primeiro tabuleiro, frente ao ex-atleta da casa Gustavo Pires, que assim resolvia a questão com 1-2 no resultado e com o desempate a ser desta forma favorável aos visitantes.
Estava atribuída a vitória na prova à equipa da AEJ.


 
 
Faltava a partida entre Uwe Kahler e Stephane Silva que viria a terminar empatada.
 
FINAL DA TAÇA DE AVEIRO 2014/15
 
CLUBE DOS GALITOS "A" - AEJ S.JOÃO DA MADEIRA "A" ... 1.5 - 2.5
 
(1) Cristiano Tieres      - Gustavo Pires .... 0-1
(2) Uwe Kahler            - Stephane Silva ... =-=
(3) Ana Raquel Bastos     - Francisco castro . 0-1
(4) António Santos        - Cláudio Sá ....... 1-0
 
 
Atribuição dos restantes lugares:
 
A equipa "B" do nosso clube acabou por não se deslocar a Cucujães para defrontar a equipa do NAC, dado esta ultima não conseguir neste inicio de época reunir os seus elementos para disputar a partida agendada.
Assim o resultado final foi de 4-0, sendo atribuída a respectiva falta de comparência à equipa da casa, que acabaria assim eliminada da prova.
 
A agendada atribuição do 5º e 6º lugar acabaria assim por se transformar na luta pelo 4º e 5º, dada a eliminação do NAC.
O jogo disputou-se em S.João da Madeira onde a equipa "B" local desta feita sem surpresa representada pelos seus mais jovens atletas defrontou a equipa do GDRC "Os Leões do Monte".
Fruto da maior experiencia, os visitantes levaram a melhor vencendo por 2.5-1.5, com Manuel Oliveira e Hugo Santos a serem decisivos, nesse resultado.
 
CLASSIFICAÇÃO FINAL DA TAÇA DE AVEIRO
=====================================
 
1. AEJ S JOÃO DA MADEIRA "A"
2. CLUBE DOS GALITOS "A"
3. CLUBE DOS GALITOS "B"
4. GDRC "OS LEÕES DO MONTE"
5. AEJ S JOÃO DA MADEIRA "B"
 
Eliminada: NAC (Cucujães)