segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

II Torneio Blitzkrieg do GX113


No passado dia 19 de Dezembro disputou-se no Porto o torneio fechado de partidas rápidas organizado pelo Grupo de Xadrez 113, designado por II Blitzkrieg, cujo ritmo era de 3 min + 2 segundos e que foi aproveitado por dois dos nossos atletas como trampolim para o Campeonato Nacional de Rápidas que teria lugar na Maia no dia seguinte.
 
Embora esteja na calha um modelo de torneio de rápidas que se disputará internamente mas aberto e que funcionará durante todo o ano de 2015 e apurará o Campeão interno, não será descabido de quando em vez adoptar este modelo para a realização de provas na nossa secção.
 
Com a participação de 10 jogadores que jogavam todos contra todos a uma volta, e em que 5 dos presentes tinham ELO superior a 2000 pontos a tarefa do Henrique Paiva e do Rafael Saraiva parecia difícil.
 

Rafael Saraiva foi o nosso melhor classificado fruto de um bom começo onde conseguiu 3 vitorias nos primeiros cinco jogos, terminaria a prova com 3,5 pontos em 9 possíveis na 7ª posição.
Obteve todos os seus pontos frente a atletas do "seu campeonato".


A prestação do Henrique Paiva foi muito semelhante ao do seu colega de equipa terminando na 8ª posição com 3 pontos.
O destaque vai no entanto para as suas vitorias, todas foram diante de jogadores com ELO superior a 2000 (Andre Sousa GX Porto (2089), Rui Guimaraes GX113 (2089) e MN Paulo Ferreira(GX Porto (2089))
 
O pódio do torneio ficou assim escalonado:
 
1. MN António Silva (GXPorto) ..... 7,5
2. Andre Sousa (GX Porto) ......... 6,5
3. Carlos Novais (Amanhã Criança) . 6