quarta-feira, 11 de março de 2015

Campeonato Nacional de Rapidas - Jovens

 
RICARDO SANTOS
CAMPEÃO NACIONAL DE RAPIDAS - SUB-18
 
RITA SANTOS
VICE-CAMPEÃ NACIONAL FEMININA DE PARTIDAS RAPIDAS - SUB-16
 
 
 
No passado domingo dia 7 de março decorreu, no Pavilhão da Torre da Marinha a 3ª edição do Campeonato Nacional Jovens de Partidas Rápidas por Equipas e Individual.
 
Da parte da manhã realizou-se a prova de equipas, em que a nossa formação não esteve presente.
 
Na parte da tarde disputavam-se as provas individuais onde o Clube dos Galitos, se fez representar por 4 atletas em 4 escalões diferentes: Ricardo Santos no escalão de Sub-18, Rita Santos no escalão de Sub-16, António Martins no escalão de Sub-14 e João Cerqueira no escalão de Sub-10.
 
De salientar que destes 4 atletas, 3 conseguiram lugares no pódio.
 
 

No escalão de Sub-18, Ricardo Santos não deu qualquer hipótese aos adversários, vencendo todos os jogos que disputou, deixando o 2º e 3º classificados, Tiago Leão do Sporting Clube de Portugal e Jorge Correia do Santoantoniense FC, a 2 pontos de distância, sagrando-se Campeão Nacional, com todo o mérito.
 

 

No escalão de Sub-16, Rita Santos esteve até ao fim a lutar pelo título nacional feminino de sub-16, mas após uma inesperada derrota no penúltimo jogo frente a Catarina Reis do CX Escola 31 Janeiro, teve de contentar-se com o 2º lugar do pódio, logo atras da WFM Rita Jorge do Sporting CP.
 
 
 
Terminaria a sua participação na prova com 5 pontos em 9 jogos, fruto de cinco vitorias e quatro derrotas, no 9º lugar da Classificação Geral.
 
 
 

Já no escalão de sub-14, um dos escalões onde a luta pelo primeiro lugar foi mais disputada, António Martins andou sempre na luta pelos primeiros lugares, tentando defender o título dos últimos 2 anos e fazer o “tri”, acabando por conseguir subir ao lugar mais baixo do pódio.
 
 
Este foi um dos escalões em que a incerteza de quem iria vencer esteve presente até ao fim, sendo apenas de meio ponto a diferença entre o 1º (Ruben Dias dos Ferroviários do Barreiro) e o 5º classificado.
Antonio Martins foi 3º com 6,5 pontos em 9, tendo cedido duas derrotas e um empate.
 
 

 
 
Finalmente no Escalão de Sub-10, o 2º escalão com maior número de atletas, João Cerqueira conseguiu 4 pontos tendo ficado no meio da tabela classificativa.
 

Os atletas presentes na prova:




Especial agradecimento a Jorge Santos autor das fotos e em cujo relato e posterior noticia se baseou este post.
Por vezes foram mesmo transcritos os seus comentários.