quarta-feira, 8 de abril de 2015

Campeonato Distrital de Jovens - 2015 = PARTE I =





Como bem acontecendo nos últimos anos disputa-se durante o período de ferias escolares da Pascoa os Campeonatos Distritais de Jovens de Aveiro.
Este ano a iniciativa da Associação de Xadrez de Aveiro teve lugar no Colégio S. José na cidade de Aveiro.
 
A nossa equipa apresentou, como alias bem sendo hábito, um alargado leque de atletas que competiram nos diversos escalões desde os sub-08 até aos Sub-18.
 

 
 
Entendo que nos escalões até aos Sub-14 e que são verdadeiramente de formação, os atletas devem cultivar o gosto pelo jogo, pelo convívio que este proporciona e o espirito de pertença a um grupo, não sendo por isso muito importantes os resultados obtidos.
 
A partir dos Sub-14 então poderemos apelar ao espirito mais competitivo do jogo e lutar por objetivos definidos á partida, quer para o atleta individualmente quer para o grupo a que este pertence.
 
Deste modo foram encaradas as participações nesta prova, que é uma das mais importantes ao nível distrital para os jovens.
 
Vamos à analise escalão a escalão do que foram as participações dos nossos atletas.
Comecemos pelos escalões de Sub-08 a Sub-12:
 
Sub-08
======
 
Ana Paula Santos
Vice-Campeã Distrital Feminina
4º Lugar absoluto
 


 
Contando com a participação de 14 jogadores de quatro clubes, a nossa equipa apresentou apenas a nossa mais jovem atleta que fez uma prova de muito bem nível, conseguindo 4 pontos em 7 possíveis.
 
Com isso conseguiu a segunda melhor posição entre as meninas sagrando-se assim com mérito Vice-Campeã Distrital Feminina Sub-08.
 
 
A vitoria a nível absoluto neste escalão coube ao atleta do AEJ de S.João da Madeira, Gustavo Ribeiro, que era o numero do ranking Inicial, enquanto que a nível feminino a vitoria foi para Francisca Santana do CX ATL da Coutada.
 
 
Sub-10
======
 
João Cerqueira - 8º
Marta Bastos - 15ª
Maria Fernandes - 16ª
Telmo Santos - 20º
 
 
Foram 4 os atletas do Clube dos Galitos presentes no escalão de Sub-10.
O destaque vai para o João Cerqueira que como uma boa ponta final chegou ao 8º lugar, com 4 pontos em 7 possíveis.
 
 
 
Marta Bastos foi a segunda atleta do clube ao terminar a prova com 3 pontos em 7 possíveis, na 15ª posição, com a curiosidade de ter vencido a sua colega de equipa Maria Fernandes na ultima jornada.
 

A Maria Fernandes foi penalizada por ter apenas disputado 6 partidas não tendo sido emparceirada na 6ª jornada.
Teve uma prestação semelhante á sua colega de equipa embora tenha terminado com apenas 2 pontos na 16ª posição.



Finalmente o jovem Telmo Santos que terminou a prova com apenas 1 ponto na 20ª posição, não tendo também sido emparceirado em uma das jornadas.


 
A vitoria na prova coube com alguma surpresa a Rafael Inácio do CX ATL da Coutada, que se superiorizou a Rodrigo Ribeiro da AEJ, e Inês Rocha do CX Colégio Português, que completaram o pódio por esta ordem e eram dois únicos atletas com ELO internacional neste escalão.  


Sub-12
======

André Lagarto - 7º
Tiago Santos - 9º


Foram apenas dois os atletas do Clube dos Galitos presentes neste escalão, que contou com 9 participantes.
André Lagarto acabou por ser o nosso melhor representante obtendo 3 pontos nos 7 possíveis alcançando assim o 7º lugar da Classificação final.


Tiago Santos o nosso outro representante não foi alem da 9ª posição com apenas 1 ponto obtido.



A prova foi ganha por Diogo Camacho do CX Col. Português, que era o numero 1 do ranking inicial.
Mariana Santana, também do CX Col. Português, 5ª da Geral sagrou-se campeã distrital feminina.