quinta-feira, 28 de maio de 2015

Campeonato Distrital de Semi-Rapidas por Equipas



Disputou-se no passado dia 16 de Maio, sob a égide da Associação de xadrez de Aveiro e nas instalações do Colégio Português em Aveiro a edição de 2015 do Campeonato Distrital de Semi-Rápidas por equipas.
 
A prova contou com a presença de 12 equipas, e disputava-se em sistema suíço de 7 jornadas com cada jogador a dispor de 15 minutos + 10 segundos para terminar o seu encontro.
 
Deixo aqui pessoalmente um reparo a este ritmo de jogo que se mostrou ser contra indicado, acabando por proporcionar uma grande espera entre jornadas, atendendo a que por vezes um encontro se prolongava no tempo quase indefinidamente, deixando pendentes todos os outros atletas.
 
O Clube dos Galitos fez-se representar por 2 equipas de 5 elementos cada, que foram mais ou menos rodando entre si.
Assim a equipa "A" era constituída por Cristiano Tieres, João Valente, Antonio Santos, Tiago Fernandes e Jose Guimaraes, enquanto a equipa "B" era composta por Nelson Ribau, João Matos, Carlos Bastos, Tiago Pedroso e José Marques.
 
 
Ambas as formações tiveram uma participação muito semelhante encontrando-se à entrada na ultima jornada em igualdade pontual com 4 vitoria e 2 derrotas.
Coube em sorte essa ultima jornada colocar as nossas formações frente a frente tendo a vitoria sorrido sem esforço à equipa "A", que assim terminou a prova na 3ª posição relegando a formação "B" para o lugar imediatamente abaixo.
 
A equipa "A" venceu 5 dos 7 jogos tendo sido apenas derrotada pelos dois primeiros classificados, AEJ S João da Madeira (1-3) e CX Colégio Português "A" (1,5-2,5).
Em todas as restantes rondas a equipa venceu por concludentes 4-0.
 
Antonio Santos com 6 pontos nos 7 jogos foi o que mais pontos deu à equipa, ele que foi o único jogador totalista, seguido de Cristiano Tieres com 5 (em 6 jogos), João Valente 4,5 (em 6 jogos), Tiago Fernandes 4 (em 6 jogos) e José Guimaraes 3 (em 3 jogos).
 
 
Já a equipa "B" e fruto da derrota na ultima jornada terminaria a prova na 4 posição com 4 vitorias e 3 derrotas nos 7 jogos disputados. Assim as derrotas foram diante dos três primeiros classificados: AEJ S João da Madeira (1-3), CX Colégio Português (1-3) e Clube dos Galitos "A" (0-4).
 
Tiago Pedroso com 5 pontos em 6 jogos foi o que mais pontos deu à equipa enquanto os restantes contribuíram da seguinte forma, João Matos com 4 pontos (em 6 jogos), José Marques e Nélson Ribau 3 pontos (6 jogos) e carlos Bastos com 2 pontos (4 jogos).
 
A Classificação Final foi a seguinte (5 primeiros)
 
1. AEJ S. João Madeira A ... 21
2. CX Colégio Português A .. 19
3. Clube dos Galitos A ..... 17
4. Clube dos Galitos B ..... 15
5. AEJ S. João Madeira B ... 15
...