terça-feira, 9 de junho de 2015

Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Fase Final






Disputaram-se no passado sábado dia 06 de Junho dois dos três jogos agendados referentes à eliminatória de acesso à final de Apuramento de Campeão nacional da 3ª divisão época 2014/15.
 
O jogo a disputar mais a norte entre as formações do AX Gaia "B" e da equipa do Amanhã da Criança foi adiado para o próximo dia 19 de Junho.
 
A equipa do Clube dos Galitos descolou-se a Lisboa para defrontar a forte e candidata ao titulo formação da AX Portugal/Atlantidiagonal.
A nossa formação apresentou Uwe Kahler (1863), Cristiano Tieres (1819) João Valente (1729) e Antonio Santos (1701).
 
A equipa da casa não facilitou em nada a presentou Jose Luis Santos (2221), Carlos Carneiro (2233), Fernando Pereira (2131) e José Medeiros (1831).
 

 
Assim todo o favoritismo residia nos homens da casa e restava à nossa equipa apostas numa surpresa, que tantas vezes foi acontecendo ao longo da época.
 
No entanto vamos chegado a fases dos Campeonatos (o mesmo aconteceu na Taça de Portugal), onde o fator surpresa é cada vez menor dado que os adversários começam a conhecer-nos e a respeitar-nos cada vez mais preparando os seus jogos de forma mais cuidada.
 
Tal veio a acontecer e os jogos embora equilibrados foram pendendo desde cedo para os homens da casa.
 

Carlos Carneiro o incontornável mentor da equipa foi o primeiro a triunfar frente a Cristiano Tieres, que nunca impos o seu jogo e fez o 1-0.


 
Antonio Santos era onde residia a nossa maior esperança dado ser neste tabuleiro onde a diferença de ELO menos se fazia sentir, também não viria a ser feliz e apos cerca de 3 horas de jogo, perdia a sua contenda frente a José Medeiros e colocava o resultado em 2-0.
 
As contas ficavam muito difíceis e só a vitória em ambos os tabuleiros que restavam davam a possibilidade de passagem à fase seguinte para as nossas cores.
 
 
 
Mas cerca de 10 minutos depois era a vez de João Valente ceder e entregar a vitoria ao adversário.
Estava feito o 3-0 a equipa da casa fazia a festa enquanto o Clube dos Galitos se preparava para regressar a casa e dizer adeus à competição.
 

Faltava ainda Uwe Kahler que embora dando boa replica não evitou a derrota e colocou o resultado final em 4-0.

Foi a mais pesada derrota da época para as nossas cores frente a uma equipa que é sem duvida candidata a mais altos voos e que com muita probabilidade vamos encontrar na nossa serie da 2ª divisão nacional na próxima época.

Assim

AX Portugal/Atlantidiagonal - Clube dos Galitos ... 4-0

(1) Jose Luis Santos - Uwe Kahler ...... 1-0
(2) Carlos Carneiro - Cristiano Tieres . 1-0
(3) Fernando Pereira - João Valente .... 1-0
(4) Jose Medeiros - Antonio Santos ..... 1-0


No outro jogo da jornada também não houve surpresa com a equipa da Amadora Xadrez a vencer o Clube "Peões da Caparica" por 2,5-1,5.
 
As equipas da AX Portugal e da Amadora Xadrez ficam agora à espera do terceiro clube para disputar a "Final Three" de aputamento do Campeão Nacional.
 
De notar que todas as equipas mencionadas subiram à 2ª Divisão Nacional.