quarta-feira, 3 de junho de 2015

Campeonato Nacional de Semi-Rapida por Equipas



Sábado, dia 30 de Maio
 
De volta à Marinha Grande onde se tornou um caso sério de popularidade o Campeonato Nacional de Semi-Rapidas por equipas teve este ano a presença de 49 equipas um pouco de todo o país que se reuniram nesta autentica festa do Xadrez nacional.
 
O Clube dos Galitos fez-se representar por duas equipas, deixando ainda assim de fora alguns atletas que gostariam de ter participado, mas que terão certamente oportunidade futura de mostrar o seu valor.
 
A equipa "A" tinha na sua constituição Uwe Kahler, Cristiano Tieres, Henrique Paiva e João Andias, com um ELo médio de 1827 eram à partida a 24ª equipa do ranking.
 

 
Já a equipa "B" com um ELO médio de 1692 era à partida 29ª do ranking inicial e tinha no seu 4, João Valente, Ricardo Santos, Rafael Saraiva e Antonio Santos.
 
 
 
o Objetivo de ambas as formações era ficar o mais próximo possível dos lugares da frente, pelo menos acima dos lugares do ranking inicial.
 
Logo na 1ª jornada:
A equipa "B" faz história e impõe um empate ao candidato Sporting CP, vitorias de Rafael Saraiva frente a José Ribeiro (2105) e Antonio Santos frente a Horácio Neto (2120) nos tabuleiros inferiores, enquanto a equipa "A" fazia o pleno na vitoria por 4-0 frente ao Amanhã da Criança "C".
 
 
2ª Jornada
 
A equipa "A" encontrava pela frente a equipa do A2D com uma constituição semelhante à que tinha defrontado na semana anterior para a eliminatória da Taça de Portugal, acabando por perder por 3-1.
Destaque dos empates de Uwe Kahler frente ao FM Luis Silva e de Henrique Paiva frente ao CM Ivo Dias.
 
A equipa "B" defrontava a formação do AX Bombarral e voltava a brilhar vencendo por 3,5-0,5 com o destaque a ir inteirinho para o João Valente ao vencer Daniel Bray (2040) na mesa 1.
 
 

3ª Jornada

A equipa "A" descia e despachava sem apelo a formação do CX Ferreira do Alentejo por concludente 4-0.
 
Dificuldade máxima para a equipa "B" que defrontava a AX Portugal/Atlanidiagonal.
Apesar da boa prestação acabamos derrotados por 3-1, com o destaque da jornada a caber de novo a Rafael Saraiva que vencia o MN Fernando Pereira (2160).
 

4ª Jornada

A equipa "A" tem por adversária a forte formação do Clube EDP, mas fortemente motivados vencem concludentemente por 3-1.
Uwe Kahler vence Luis Ferreira (2143) e João Andias vence o MN Julio Santos (1980), Cristiano Tieres também vence enquanto a fava coube a Henrique Paiva.
Ponto da situação: 4 jogos - 3 vitorias e 1 derrota.

Equipa "B" joga frente ao IFC Torrense uma equipa perfeitamente ao alcance e vence com normalidade por 3-1. 
Derrota a caber a Ricardo Santos, com os companheiros a compensarem esse deslize.

Ponto de situação: 4 jogos - 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

 
 

5ª Jornada

GX Alekhine no caminho da nossa equipa "A". Formação adversária com 4 elementos acima dos 2000 pontos de ELO foi demasiado forte.
Nova derrota, desta feita por margem mínima 2,5-1,5.
Destaques para Henrique Paiva a vencer Henrique Vasconcelos (2033) enquanto João Andias empatava com Rui Marques (2034).

A equipa "B" defrontava o Clube EDP e imponha novo empate.
Ricardo Santos vencia Manuel Almeida (1952) e Antonio Santos vencia o MN Julio Santos (1980).


6ª Jornada

AA Amadora é o próximo adversário da equipa "A".
Uwe Kahler anula Emanuel Pires (2138) empatando na mesa 1 enquanto Cristiano Tieres vence Ion Craciun. Henrique Paiva empata na mesa 4 e João Andias também vence.
Resultado 3-1.

Ponto de situação à entrada para a ultima jornada:
6 jogos - 4 vitorias e 2 derrotas.
Uma vitoria no ultimo jogo poderá dar o pódio, dependendo dos outros resultados mas certamente um lugar no top 5 !!!

A equipa "B" joga mais um encontro difícil frente ao GD Ferroviários do Barreiro, mas de novo impõe um empate ao adversário.
Vitoria para João Valente enquanto Ricardo Santos e Rafael Saraiva conseguiam empates.

Ponto de Situação
6 Jogos - 2 vitorias 3 empates e 1 derrota.
Uma vitoria no ultimo jogo coloca a equipa "B" no Top 10 nacional.




7ª Jornada

Conhecidos os adversários para a ultima jornada, verificamos que as nossas ambições poderão sofrer um amplo revés dado o grau de dificuldade imposto.
 
A equipa "A" defrontava a formação da AX Portugal.
Esforço inglório empate de Cristiano Tieres frente ao MN Jose Santos (2173) mesmo resultado para João Andias, derrota nos outros dois tabuleiros dita o resultado final: 1-3
 
Equipa "B" defrontava a A2D Didaxis com Ricardo Santos a vencer o MN Bruno Gomes mas a não ter a correspondência dos restantes companheiros.
Resultado Final: 1-3
 
Com estes resultados ambas as equipas desciam consideravelmente na Classificação Geral, tendo o Clube dos Galitos "A" terminado a prova na 14ª posição com 15 pontos, enquanto que a equipa "B" terminava na 23ª posição com menos um ponto (14)
 
 
 
 
A Classificação Final dos 10 primeiros foi a seguinte:
 
1. GD Dias Ferreira ....... 20
2. Barreirense FC ......... 19
3. AEJ S João da Madeira .. 17
4. GD Cavadas ............. 17
5. Sporting CP ............ 17
6. GX Porto ............... 17
7. AX Barcelos ............ 17
8. GX Alekhine ............ 17
9. Barreirense FC "B" ..... 17
10. AA Coimbra ............ 16
 
...
 
 
 
 
 
Nota de edição:
As fotos são aleatórias não correspondendo aos jogos/jornadas comentadas no texto