terça-feira, 11 de agosto de 2015

Campeonato Nacional de Jovens - Parte I


Tal como já tinha acontecido no ano anterior a Federação Portuguesa de xadrez optou pela bonita vila do Luso para a realização dos Campeonatos Nacionais de Jovens que se realizaram na ultima semana de Julho.
 
 
 
 
 
A equipa do Clube dos Galitos fez-se representar mais uma vez por um leque alargado de atletas, que à imagem do que tinha acontecido nos Campeonatos distritais, competiriam nos diversos escalões desde os sub-08 até os sub-18.
 
 
 
Tal como tínhamos feito na analise aos Campeonatos Distritais de Jovens, dividiremos os comentários em duas partes, uma destinada aos jovens de formação, que devem ganhar gosto pela modalidade e espirito de integração no grupo, mais do que o fator competitivo em si e cujos resultados não são o mais importante.
Tal é o caso dos escalões até aos sub-14 e penso que foram desta forma encaradas as participações dos nossos mais jovens atletas, à partida sem objetivos previamente definidos tendo apenas em vista o melhor resultado possível.
 
Mas sem perder mais tempo vamos à analise escalão a escalão. 
 
 
Sub -08
=======
 
Ana Paula Santos
17ª Classificada Absoluta
 4ª Classificada Feminina
 
 


Participaram 31 atletas neste escalão entre os quais 9 atletas femininas.

A nossa mais jovem atleta lutou brilhantemente por um lugar no pódio feminino até à ultima jornada, onde a derrota lhe retirou essa possibilidade.
Até final esteve tudo em aberto podendo em caso de vitoria nessa ultima jornada ter mesmo chegado ao titulo feminino dado que ficou apenas a um ponto da Campeã e tinha melhor desempate.
 
Ainda assim e tendo ficado apenas na 4ª posição feminina terminou a prova com 3,5 pontos com uma performance de 1037 pontos, numa prestação muito positiva.
 
Neste escalão a vitoria a nível absoluto coube a Artur Solovyov Guia da CXAE da Escola Filipa de Lencastre, que era o numero 1 do ranking inicial, que terminou a prova com 6 pontos.
O titulo de Campeã feminina foi atribuído a Carolina Pereira da AA Coimbra que terminou a prova com 4,5 pontos.
 
 
 
Sub 10
======
 
 
Participaram neste escalão 73 atletas sendo 19 femininas.
O Clube dos Galitos apresentou duas jovens atletas.

Maria Fernandes
 
43ª Classificada Absoluta
10ª Classificada Feminina
 
Marta Bastos
57ª Classificada Absoluta
14ª Classificada Feminina
 




Maria Fernandes fez uma prova intermitente alcançando bons resultados alternados com outros menos bons.
Um meio do torneio menos conseguido, com três derrotas consecutivas atirou-a para lugares abaixo do meio da tabela.
Conseguiu 3 pontos nos 7 possíveis obtendo uma prestação de 1004 pontos.
 

Marta Bastos teve uma prestação muito semelhante à sua colega de equipa.
Embora começando menos bem, com 3 derrotas nas primeiras três jornadas, foi retificando essa prestação, não mais voltando a perder.
Dois empates nas ultimas duas jornadas permitiram-lhe terminar com 3 pontos e uma performance de 950 pontos.
A fraca pontuação de desempate fez com que descesse algumas posições entre todos aqueles que terminariam com os mesmos pontos.
 
Neste escalão a vitoria absoluta foi para Tiago Prazeres da CXAE Escola Filipa de Lencastre (era 3º do Ranking Inicial) com 6,5 pontos enquanto que a nível feminino a vitoria foi para Filipa Pipiras da EX Porto.
 
 
Sub-12
======
 
 
No escalão de Sub-12 estiveram presentes 75 atletas, sendo aquele com maior numero de jogadores. Entre eles 13 eram presenças femininas.
 
O Clube dos Galitos apresentou dois atletas
 
 
João Antunes
52º Classificado
 
André Lagarto
63º Classificado
 


 
 
João Antunes foi o nosso atleta melhor classificado neste escalão.
Alternando vitorias com derrotas, acabou por terminar a prova com 3 pontos frutos de outras tantas vitorias com uma performance de 1113 pontos.
 


André Lagarto teve uma prestação um pouco inferior acabando por terminar com apenas 2 pontos e uma performance de 831 pontos.

O vencedor da prova foi Bruno Martins do Ateneu do Montijo com 6,5 pontos (era 4º do ranking inicial) enquanto a vitoria a nível feminino a vitoria sorriu a Maria Oliveira do GD Dias Ferreira com 5,5 pontos.