segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Campeonato Nacional Jovem de Semi-Rapidas - Parte I


CLUBE DOS GALITOS OBTEM 3 LUGARES NO PODIO


Disputou-se no passado dia 21 de Novembro na Cidade da Maia a primeira prova Nacional da época, neste caso a prova de Semi-Rápidas para Jovens, que acolheu a presença de cerca de três centenas de atletas entre os 5 e os 19 anos.
 
 
 
O Clube dos Galitos fez-se representar por 14 atletas distribuídos pelos diversos escalões, obtendo excelentes resultados, que se traduziram por 4 lugares no pódio.
 
Como vimos fazendo habitualmente dividimos a noticia em duas entradas com a primeira a fazer referencia as escalões mais novos em que o importante é que os jovens venham a adquirir o gosto pela competição e pela modalidade independentemente dos resultados alcançados e que pessoalmente admito ir até aos sub-14.
Daí então o fator competitivo entra em ação e os resultados, bem como ELO´s e performance são adquirem especial importância.
 
Assim a primeira parte é dedicada dos Sub-8 aos sub-14
 
SUB-8
=====
 
Foram dois os atletas que o Clube dos Galitos apresentou em prova neste escalão com 35 atletas presentes.
 
Ana Paula Santos era uma dos três atletas neste escalão a deter ELO internacional e assim era favorita aos lugares cimeiros da classificação.
Tendo começado muito bem com três vitorias nos três primeiros jogos, acabou por ter um período de jogos menos conseguidos, acumulando três derrotas nos jogos seguintes.
Ao vencer na ultima jornada, terminava a prova com 4 pontos no 9º lugar absoluto e na segunda posição feminina sendo assim a primeira atleta do clube a subir ao pódio.
 
 
 
Nuno Cerqueira era o outro atleta presente neste escalão.
Muito boa prestação deste nosso jovem que embora entrando a medo, com muito pouco á vontade nesta estreia em provas nacionais, terminaria a prova motivado com vontade de jogar e de vencer.
No final 3 pontos conduziram-no ao 24º lugar, na primeira do que acredito ser muitas futuras participações em provas de Xadrez.
 
 
 
A vitoria na prova neste escalão coube a Gil Sousa da EX Porto, que era o numero 1 do ranking inicial, enquanto a nível feminino a vitoria sorriu a Martina Jambas do CA Mirandela.
 
SUB-10
======
 
O Clube dos Galitos não apresentou qualquer atleta neste escalão que contou com 78 presentes.
O vencedor foi Rodrigo Basílio do CCD Corvos do Lis (era numero 2 do ranking) enquanto Filipa Camacho do CX Colégio Português.
 
 
 
SUB-12
======
 
Foram 3 os atletas a representar as nossas cores neste escalão, que contou com 74 atletas.
 
João Cerqueira fez uma prova de muito bom nível apenas sendo derrotado por atletas com ELO Filipa Pipiras (1321) da EX Porto e Antonio Moraes (1248) do SCP.
Vitorias nos restantes jogos (3 das quais contra atletas com ELO) permitiram-lhe uma performance de 1378 de ELO, terminando com 5 pontos na 9ª posição.
 
 
 
 
Marta Bastos, fez também boa prova com quatro vitorias em 7 jogos, começando de forma intermitente tendo no entanto a meio da prova uma serie de 3 vitorias consecutivas o que lhe permitiu  conseguir uma performance de 1256 obtendo a 33ª posição com 4 pontos.
 
 
 
 
Miguel Trindade teve uma prestação muito semelhante a sua colega de equipa, embora tenha falhado a meio da prova com três derrotas consecutivas.
Performance de 1253 permitiu-lhe obter a 36ª posição com 4 pontos.
 

 
O titulo coube a Luis Carvalho do Colégio de Gaia (era numero 3 do ranking inicial) e a Camila Avelino do CXAE D. Filipa de Lencastre (nr 4 do ranking inicial e 1ª feminina deste ranking)
 
 
SUB-14
======
 
Também aqui neste escalão o Clube dos Galitos não apresentou qualquer atleta em que participaram 43 atletas.
Vitoria a caber a Bruno Martins do Ateneu do Montijo que era já o numero 1 do ranking inicial.
A nível feminino Maria Oliveira do GD Dias Ferreira foi a vencedora (era 3ª absoluta do ranking inicial).