terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Taça de Aveiro - Final


 
 
CLUBE DO GALITOS VENCE TAÇA DE AVEIRO 2015/16
 
O Clube dos Galitos venceu, na passada sexta-feira, dia 27 de Novembro, a final da Taça de Aveiro de Xadrez 2015/2016.
 
A final da taça foi disputada entre o Clube de Xadrez do Colégio Português e o Clube dos Galitos ”A”. Os “Galináceos” venceram por 2.5 – 1.5 a equipa adversária. 
 
O Clube dos Galitos apresentou Ricardo Santos (1796), Tiago Fernandes (1739), António Santos (1664) e Euler Moreira (1673), enquanto a visitada apresentava o seu melhor quatro com Daniel Bernardo (1885), João Soares (1803), Dinis Furtado (1803) e Rafael Ribeiro (1569).
 
Apesar da equipa dos Galitos apresentar um ELO médio inferior à equipa adversária, não se intimidou com este facto e jogou de igual para igual.
 
 
 
O primeiro jogo a acabar, foi o correspondente ao quarto tabuleiro, que apesar de estar equilibrado desde do início, um pequeno deslise do nosso atleta (Euler Moreira), ditou a sua derrota.
O segundo jogo a terminar foi o segundo tabuleiro, onde Tiago Fernandes controlou desde de muito cedo o seu jogo, não dando hipóteses ao adversário. 
Ao fim de cerca de 3h30 de jogo António Santos, a jogar no 3º tabuleiro, vence o seu adversário (Dinis Furtado). Após este resultado bastava um empate no 1º tabuleiro para garantir a vitória do encontro.



 
Após 4 horas de jogo, as atenções viravam-se então para o primeiro tabuleiro, onde Ricardo Santos apesar da enorme pressão devido ao facto de precisar apenas de um empate, gere muito bem o seu jogo e sem arriscar consegue levar o seu jogo para a tão desejada situação de empate. Daniel Bernardo tenta ainda reverter a situação, mas não tem outra solução se não acordar o empate com o jogador dos Galitos.
Assim:
Final da Taça de Aveiro 2015/16
CX Colégio Português - Clube dos Galitos .... 1,5 - 2,5
(1) Daniel Bernardo - Ricardo Santos ..... =-=
(2) João Soares - Tiago Fernandes ........ 0-1
(3) Dinis Furtado - Antonio Santos ....... 0-1
(4) Rafael Ribeiro - Euler Moreira ....... 1-0
 
Na mesma noite e para atribuição do 3º e 4º lugar na sala de xadrez do clube dos Galitos, defrontavam-se a equipa "B" do nosso clube com a equipa principal do AEJ S.João da Madeira. 
 
A equipa da casa apresentava João Valente, Nelson Ribau, Rafael Saraiva e João Matos, enquanto que os visitantes apresentavam Gustavo Pires, Stephane Silva, Vitor Carvalho e Ricardo Dias. 
O jogo foi equilibrado no seu inicio, no entanto assim que se caminhava para o final a experiencia da equipa de São João da madeira vinha ao de cima e fazia com que o jogo pende-se em seu favor.
Com João Valente a empatar cedo a sua partida frente a Gustavo Pires, as atenções voltavam-se para os restantes tabuleiros.
Com cerca de 2 horas de jogo o resultado mantinha-se com os restantes equilibrados, exceção a Stephane Silva que parecia ter vantagem posicional sobre Nelson Ribau.
 
Uma hora depois era a vez de João Matos ceder frente a Ricardo Dias num final com peão a menos.
Um pouco depois era Rafael Saraiva que perdia a sua partida frente a Vitor Carvalho e Nelson Ribau que até tinha conseguido equilibrar a sua partida, acabava por ser derrotado.
Dessa forma a equipa do Clube do Galitos "B" acabava na 4ª posição.
Clube dos Galitos "B" - AEJ S João da Madeira "A" .. 0,5 - 3,5
(1) Joao Valente - Gustavo Pires ..... =-=
(2) Nelson Ribau - Stephane Silva .... 0-1
(3) Rafael Saraiva - Vitor Carvalho .. 0-1
(4) Joao Matos - Ricardo Dias ........ 0-1

 

 
No ultimo jogo da ronda o apuramento do 5º e 6º lugar a equipa dos Leões do Monte empataria frente ao AEJ S Joao da Madeira "B", tendo sido favorecida pelo desempate.
A Classificação Final da Taça de Aveiro foi a seguinte: 
1. Clube dos Galitos "A"
2. CX Colégio Português
3. AEJ S João da Madeira "A"
4. Clube dos Galitos "B"
5. GDRC Os Leões do Monte
6. AEJ S João da Madeira "B"
 
O artigo teve a colaboração e fotos de Antonio Santos