quarta-feira, 30 de março de 2016

Campeonato Nacional Feminino 2016


Decorreu durante as ferias da Pascoa no Porto os Campeonatos Nacionais Femininos que foram constituídos por 3 provas, Rápidas, Semi-Rápidas e Lentas e que contaram com a presença da nossa atleta Rita Santos que dessa forma prescindiu de lutar pelo titulo de Campeã distrital do seu escalão para jogar o absoluto Nacional cujo grau de dificuldade se adivinhava mais difícil.
 
Comecemos pela prova de partidas rápidas,

A prova de partidas rápidas teve lugar no dia 19 de Março no Hotel Altis no Porto e contou com a presença de 31 atletas distribuídas pelos diversos clubes do país.




Rita Santos era a 12ª do Ranking Inicial que era liderado pela WFM Ana Batista (2069) do GD Odivelas.
Com um bom começo e duas vitorias nos dois primeiros jogos, o segundo dos quais diante de Ana Ferreira (1792) atualmente sem clube, prometia intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros, mas entretanto as dificuldades acrescidas de lutar diante de atletas acima dos 1700 pontos de ELO trouxeram as primeiras derrotas (derrota na 3ª ronda diante da vencedora da prova) e acabaria por somar no final 4 pontos com uma performance de 1662 pontos o que lhe valeu um bom 8º lugar final.

Uma prestação muito positiva que lhe permitiu acrescentar cerca de 30 pontos de ELO a sua conta pessoal.

O pódio final ficou assim constituído:

1. WCM Sara Monteiro (1749) .. ADCR Mata de Benfica .. 6
2. WFM Ana Batista (2069) .... GD Odivelas ........... 6
3. WFM Ariana Pintor (1959) .. GX 113 ................ 5
...


No dia seguinte teve lugar a prova de semi-rapidas que contou com a presença de 33 atletas.



Agora a prova era disputada em sistema suíço de 6 jornadas, e Rita Santos era agora a 10ª classificada do ranking inicial, numa lista de novo encabeçada pela Ana Batista.

A prestação da Rita Santos foi novamente muito positiva conseguindo derrotar atletas de ELO inferior ao seu, tendo no entanto o emparceiramento sido madrasto para ela colocando-a em confronto com as numero 1 e 2 do ranking inicial, onde não foi capaz de impor o seu jogo.
Assim terminaria a prova num bom 7º lugar com 4 pontos e uma prestação de 1545 pontos de ELO, ganhando mais 3 pontos para o seu pecúlio pessoal.

O pódio aqui ficou constituído da seguinte forma:

1.     Mariana Silva (1713) .... CX A2D ......... 5,5
2. WFM Ana Batista (2069) ...... GD Odivelas .... 5
3. WFM Maria Oliveira (1910) ... GDD Ferreira ... 5


Finalmente nos dias subsequentes disputou-se a prova principal de apuramento da Campeã Nacional Absoluta de partidas Clássicas.
Aqui o numero de atletas caiu para apenas 13 participantes.




A prova disputava-se também em sistema suíço de seis jornadas.
A Rita Santos era a 8ª do ranking inicial, que era de novo encabeçado pela Ana Batista (2125), desta feita com um ELO base superior em provas clássicas.

O emparceiramento foi colocando a Rita diante de atletas de ELO superior ao seu, nomeadamente nas três ultimas jornadas onde não foi capaz de conseguir qualquer ponto.

Terminaria a prova com 2 pontos e uma performance de 1500 pontos de ELO no 10º lugar, numa prestação menos conseguida, embora batendo sempre as atletas que se lhe apresentaram com ELO inferior ao seu.

O pódio ficou assim:

1. WFM Ana Batista (2125) .... GD Odivelas .... 6
2. WCM Sara Monteiro (1782) .. ACDR M Benfica . 4.5
3.     Maria Oliveira (1733) . GDD Ferreira ... 4