terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Editorial - Epoca 2016/17





Meus caros leitores,


Quero desde já informar que este editorial é de minha inteira responsabilidade e contêm nele apenas comentários e impressões pessoais que não vinculam de modo algum a equipa, podendo haver dentro da mesma quem possa ter uma opinião contraria.

Por motivos meramente pessoais e de falta de tempo, este blog foi interrompido sensivelmente antes de eu partir para férias.

Entretanto realizar-se-iam os para nós importantes Campeonatos Nacionais de Jovens que acompanhei de longe, sem ter possibilidade de relatar aqui os feitos dos nossos atletas, que, como vem sendo habito, lutaram pelos lugares cimeiros.

Fui sempre tentando encontrar uma equipa de atletas que voluntariamente me ajudassem nesta tarefa de alimentar o blog, o que se mostrou ainda superficial, embora a espaços tenha tido algum feedback (João Valente e Nelson Ribau).

Gostaria imenso de poder contar com a colaboração de todos aqueles que disputam as provas para dar a sua visão dos torneios e dos seus jogos, aliás o que o Uwe tem feito sempre que joga.

No entanto na volta de férias sou confrontado com a primeira polemica da época.
Lembro que a época começava a 1 de Outubro e a primeira prova (Taça das Associações) não constava do Calendário de provas. 

Mais ainda a FPX tinha garantido na ultima edição que a mesma seria descontinuada, o que mereceu de parte dos nossos parceiros da CP Bombarral uma carta aberta no seu blog em favor da sua manutenção.

Lembro ainda que o Clube dos Galitos teria lugar na referida prova fruto da sua vitória na Taça de Aveiro do ano anterior.

No entanto fui alertado que a prova dizia respeito à época anterior e que “a época só termina após a realização da totalidade das provas” o que aliás voltou a acontecer com a realização do Torneio de Mestres já muito fora dos limites da época anterior, o que implicou a participação em ambas as provas de equipas e atletas que à data não estavam federados!!!
(tinham terminado o seu contrato a 30 de Novembro e não tinham assinado contrato em 1 de Outubro para a nova época).

Assim o Clube dos Galitos decidiu não participar na prova.
A vaga de Aveiro não foi ocupada.
Em meu entender bem.
A AXA não é nem foi tida nem achada neste processo e a FPX não questionou sequer em tempo útil a participação ou não do Clube dos Galitos.
A polemica está encerrada, mas marcou o inicio da época.

Na AXA, a minha substituição de um outro membro da direcção da mesma, levou-me a despender tempo que vi ser precioso para a minha contribuição para o Clube e por esse facto e por não concordar com os timings e modus operandi da mesma, apresentei a minha demissão no passado dia 19 de Novembro, dia imediatamente a seguir à realização das provas colectivas de Rápidas e Semi-rápidas.

Já mais tarde o tempo viria a dar-me razão aquando da confusão generalizada criada com a Liga de Aveiro que deveria ter a sua primeira jornada no passado sábado.

Todas estas situações levam a desmotivar aqueles que estão na modalidade porque gostam de jogar e conviver com quem joga.

O Clube dos Galitos tem sido alheio às polemicas e tem tomado posições ponderadas sem qualquer intuito de “partir a corda” em todas estas polemicas.
Em todas as questões foi tentado encontrar consensos e disponibilizou-se sempre por mediar todas as polemicas e ajudar no que fosse preciso.

Continuo a pensar que a vocação do Clube dos Galitos e dos seus atletas serão as provas Nacionais. As provas distritais embora não descartáveis deixaram de ser apelativas dado a pouca presença de atletas e clubes, pelo que a aposta recairá mais sobre as primeiras em detrimento destas ultimas, o que também pesou aquando da minha demissão.

Pessoalmente continuo a debater-me com a falta de tempo e esta época por motivos meramente pessoais, terei menos tempo ainda, nomeadamente aos Sábados, pelo que jogarei menos e terei de acompanhar os jogos à distancia.

Assim é com inteiro prazer que voltarei a este blog a partir de hoje, tentando voltar a dar por bem empregue o meu tempo. 

Agradeço a futura colaboração de todos os atletas para todas as noticias e visões do xadrez que acharem necessárias e que entendam possam ter aqui lugar.


                                             José Guimarães