quarta-feira, 18 de maio de 2016

Taça de Portugal - 1/4 de Final



Tal como já tinha acontecido no ano anterior, também esta época o Clube dos Galitos chegou aos 1/4 de final da Taça de Portugal por equipas.
Assim e de novo a nossa coletividade marca lugar nas oito melhores equipas nacionais nesta prova o que só por si demonstra a qualidade dos nossos atletas.
 
Foi então no passado domingo dia 01 de Maio e ainda com a formação que tão boa conta de si tinha dado no dia anterior com Uwe Kahler, Henrique Paiva. Ricardo Santos e Nelson Ribau, que se disputaria o jogo diante da forte formação da AX Portugal.
 
A equipa de Lisboa que no dia anterior tinha batido a formação do Clube EDP era aqui claramente favorita apresentando nos quatro tabuleiros outros tantos jogadores titulados.
Capitaneados por Carlos Carneiro (2225), apresentavam ainda Jose Santos (2151), Fernando Pereira (2123) e Luis Reis (2179) todos eles Mestres Nacionais.
 
 
 
 
O jogo visto por Uwe Kahler:
 
O Henrique teve o melhor jogo onde chegou a ter um peão a mais, mas numa altura onde poderia ter criado um final que seria penoso para o seu adversário permitiu a troca do cavalo contra o bispo e assim ficaram com um final de bispos com cores contrárias.
Sem nenhum dos jogadores a fazer asneiras o jogo acabou com um empate. 
 
O Ricardo jogou a abertura que tinha preparado mas mesmo assim saiu desta numa posição inferior onde o adversário tinha os melhores bispos e muito espaço.
Depois permitiu que o adversário criasse um peão fraco em a6.
Embora tivesse saído desta posição melhor do que eu esperava (chegou a uma posição com vantagem para as brancas, mas com muito jogo em frente) fez logo depois um erro que decidiu o jogo.
Lutou até ao xeque-mate.
 
No jogo do Nelson o adversário optou para um Gambito Albin que não resultou em nada e os adversários acordaram um empate.
 
No meu jogo sai da abertura com uma posição inferior, mas jogável. Para abrir a minha posição sacrifiquei um peão.
Embora pudesse ter trocado as damas e ficar com um final onde tinha hipóteses de empatar isto não resultaria em nada dado que já estava claro que o Ricardo iria perder.
Depois infelizmente fiz um erro (uma lance esquecendo de executar o lance a fazer anteriormente) que decidiu a partida imediatamente.

Tab.33AXPortugal/Atlantidiagonal_ARtg-23Clube dos Galitos_ARtg3 : 1
1NMCarneiro, Carlos (w)2225- Kaehler, Uwe  (b)18711 - 0
2NMSantos, Jose   (b)2151- Paiva, Henrique   (w)1986½ - ½
3NMPereira, Fernando  (w)2123- Santos, Ricardo  (b)18541 - 0
4NMReis, Luis (b)2179- Ribau, Nelson  (w)1740½ - ½

Estava feito então o resultado final com 3-1 a favor da equipa do AX Portugal que continua na prova.
A nossa formação restava regressar a casa com o sentimento do dever cumprido.

As equipas apuradas para a final four da Taça de Portugal por equipas são:

CX A2D "B"
GD Dias Ferreira
AX Portugal e
Sporting CP