terça-feira, 11 de agosto de 2015

Campeonato Nacional de Jovens - Parte II



Objetivos mais bem definidos tem os atletas de escalões superiores entre os Sub-14 e os Sub-18.

Aqui sim o fator competitivo é peça dominante nos confrontos entre os atletas envolvidos, o ranking inicial e o ELO começa a ter muita influencia e é aqui que o Clube dos Galitos joga para vencer.



Sub-14
======


Escalão que contou com a participação com 45 atletas, sendo 8 presenças femininas.
O Clube dos Galitos apresentou 2 atletas.

Antonio Santos (1707)
3º Lugar Absoluto

Antonio Martins (1448)
12º Lugar Absoluto


Antonio Santos era 3º do Ranking inicial e residia aqui um dos nossos candidatos ao titulo.
Muito motivado pelos bons resultados que tem obtido, a sua prestação esteve em grande nível.
Vitorias em todos os jogos que disputou até à ultima jornada com exceção do empate frente ao numero 1 do ranking Hugo Sousa (1898) da AX Gaia.
Era assim à entrada para a ultima ronda o grande candidato à vitoria, até porque o seu adversário era Gonçalo Martins (1416) do CX Colégio Português.
No entanto o que parecia fácil virou um pequeno pesadelo e depois de construir uma posição ganhadora, não foi capaz de concretizar acabando por perder a partida e com isso viu esfumar-se a conquista do titulo.
Terminaria num honroso 3º lugar com 5,5 pontos com uma performance de 1735, ganhando cerca de 16 pontos de ELO.
 
 

Antonio Martins era o outro nosso atleta neste escalão.
Com uma inesperada derrota na 3ª jornada frente a um atleta que teoricamente estaria ao seu alcance, Afonso Mendes (1353) do Estrelas de S Joao Brito, viu-se a fazer uma prova de trás para a frente.
Mesmo assim recuperou até à 12ª posição, ele que era 10º do Ranking inicial, terminando com 4,5 pontos e uma performance de 1427.
Perdeu cerca de 3 pontos de ELO.
 

Ultimo lugar do Pódio para Antonio Santos neste escalão.

O Campeão nacional de sub-14 foi Hugo Sousa da AX Gaia com 6,5 pontos enquanto que a nível feminino o titulo foi para Ana Silva da CX-A2D de Vila Nova de Famalicão.
 
 
Sub-16
======
 
Estavam presentes 43 atletas entre os quais 7 atletas femininas no escalão de Sub-16.
O Clube dos Galitos apresentava aqui a sua mais forte "armada" com 7 atletas.
 
Ricardo Dias (1829)
4º Classificado Absoluto
 
Henrique Paiva (1749)
8º Classificado Absoluto

 

Rafael Saraiva (1617)
10º Classificado Absoluto
 
Ana Raquel Bastos (1685)
14ª Classificada Absoluta
 2ª Classificada Feminina
 
Tiago Fernandes (1725)
19º Classificado Absoluto
 
João Matos (1370)
23º Classificado Absoluto
 
Rita Santos (1579)
24ª Classificada Absoluta
 4ª Classificada Feminina
 
 
 
 
 
Ricardo Dias era o nosso melhor atleta do Ranking Inicial (5º) e foi o nosso atleta melhor classificado.
Com um xadrez de grande nível apenas foi derrotado pelos dois primeiros classificados do Ranking Hugo Ferreira (2130) dos Ferroviários do Barreiro à 3ª jornada e frente a André Fidalgo (2029) do Santoantoniense FC, à 6ª jornada, vencendo todos os restantes encontros.
Ficou assim a um pequeno passo de alcançar o pódio terminando na 4ª posição com 5 pontos, uma performance de 1878 e um ganho de cerca de 26 pontos de ELO.
Um atleta com um enorme potencial e com um futuro promissor à sua frente.
 
 
 
Henrique Paiva foi outro dos nossos atletas em destaque na prova.
Penalizado fortemente por encontrar o numero 1 da prova o citado Hugo Ferreira (2139) na ultima jornada da prova cuja derrota o atirou para a 8ª posição.
tal como o seu colega de equipa apenas foi derrotado pelos dois primeiros do ranking, embora o Henrique tenha cedido um empate frente a João Soares do CX Colégio Português.
Assim apesar do bom nível demonstrado pela performance de 1808 e de um ganho de ELO de 21 pontos, terminou na 8ª posição (um lugar abaixo do seu ranking inicial).
 
 
Rafael Saraiva foi o nosso atleta que mais ELO ganhou neste Campeonato.
Terminando também ele com 4,5 pontos apenas foi derrotado pelos dois colegas de equipa que terminaram acima dele (Ricardo Dias e Henrique Paiva). resultado menos conseguido foi o empate frente a Daniela Arruda (1516) do Colégio S Francisco Xavier.
Salientar a vitoria sobre Gonçalo Silva (1958) do SC Portugal.
Acabou a prova no 10º lugar (4 acima do ranking inicial) com uma performance de 1728 bem acima do seu ELO e ganhos de ELO de 46 pontos.
 
 
 
Ana Raquel Bastos no seu regresso à competição lutou até ao fim pelo titulo feminino, que acabaria por perder na ultima jornada ao ser derrotada por Gonçalo Gonçalves (1756) do SCP, que deu o titulo à sua colega de equipa.
A outra derrota foi frente ao numero um do torneio o citado Hugo Ferreira (2130).
Penalizador foram os dois empates nas jornadas 5 e 6 o que denotaram um certo cansaço da nossa atleta.
Assim numa excelente prestação obteria o titulo de Vice Campeã nacional Feminina, terminando a prova com 4 pontos e uma performance de 1640 pontos.
Perderia cerca de 16 pontos de ELO.
 

Tiago Fernandes teve a prestação menos conseguida entre os nossos atletas.
Tiago Fernandes era 9º do Ranking Inicial e até começou bem, com uma vitória na 1ª jornada, mas tal como alei de Murphy, a partir daí tudo lhe correu mal, e quando se tem de arriscar porque os resultados teimam em não aparecer por vezes ainda se piora a performance e foi isso que aconteceu.
Assim apenas conseguiu mais uma vitoria e três empates, que o deixaram longe dos lugares onde deveria estar.
Terminou a prova na 19ª posição com 3,5 pontos e uma performance de 1427, perdendo com isto cerca de 90 pontos de ELO.
 

João Matos teve uma prestação acima do seu valor, era 29º no ranking e terminou em 23º, fruto de um final de prova com 3 empates em outros tantos jogos (todos contra jogadores de ELO superior ao seu, sendo inclusive um frente ao seu colega de equipa Tiago Fernandes).
Dessa forma viu o seu ELO subir cerca de 35 pontos.
Acabou com 3,5 pontos com uma performance de 1488.

 

Rita Santos ficou muito perto de entrar no pódio feminino do escalão ao terminar na 4ª posição.
Com uma prestação um pouco abaixo das expectativas conseguiu 3 vitorias frentes a atletas de ELO inferior, sendo derrotada por atletas de ELO superior, exceção feita na ultima jornada onde perdeu o seu encontro frente a Rafael Ribeiro (1494) do Colégio Português, onde um resultado diferente poderia lhe dar o almejado pódio.
Terminou em 24ª da geral (era 16ª do Ranking inicial) com uma performance de 1498, perdendo cerca de 30 pontos de ELO. 
 
 
 

Segundo lugar do pódio feminino de Sub-16 para Ana Raquel Bastos.

Neste escalão a vitoria sorriu a André Fidalgo (era 2º do ranking inicial) do Santoantoniense FC, cabendo a vitoria no setor feminino a WCM Rita Osório do SCP.
 
 
 
Sub-18
======
 
 
23 atletas presentes neste escalão, que contou com a presença de 6 atletas femininas.
O Clube dos Galitos apresentou 2 atletas.
 
João Valente (1732)
7º Classificado
 
Tiago Pedroso (1346)
14º Classificado
 
 

João Valente também ele muito motivado pelos recentes resultados, era 10ª do Ranking inicial mas ambicionava bem mais. O desaire sofrido na 2ª jornada frente a Daniel Bernardo (1949) do Colégio Português, foi a sua única derrota, a partir dai não arriscou em demasia lutando sempre pelos lugares cimeiros.
Jogando as ultimas 4 jornadas com atletas de ELO superior ao seu obteve 1 vitoria e 3 empates o que diz da consistência do seu jogo.
7º classificado final com 4,5 pontos uma performance de 1781 e ganho de ELO de cerca de 46 pontos, pautaram esta prestação muito positiva.


Também muito positiva foi a prestação de Tiago Pedroso que terminou apenas com um ponto menos que o seu companheiro de equipa.
O 14º lugar final (era 19º do ranking) com uma prestação de 1512 pontos de ELO, fez com que amealhasse cerca de 40 pontos de ELO.

Neste escalão a vitoria coube ao CM Ivo Dias enquanto a nível feminino a vitoria foi para mariana Silva ambos da A2D Didaxis. 
 
Assim foi a edição de 2014/15 do Campeonato nacional de Jovens, em que o Clube do Galitos viu valorizada a sua prestação com a obtenção de 2 lugares no pódio.