quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Campeonato Nacional de Semi-Rapidas


Disputou-se no passado sábado, dia 15 de Novembro, no Estádio Municipal Magalhães Pessoa em Leiria o Campeonato Nacional de Semi-Rápidas.

A nossa equipa fez-se representar por uma pequena comitiva, ao que não será alheio a disputa do mesmo Campeonato para jovens no próximo sábado dia 22 aqui bem mais perto, na Figueira da Foz.
Embora sem ter inquirido os nossos atletas parece obvio que a maioria apostou neste ultimo torneio em detrimento do disputado em Leiria.
O torneio disputava-se em sistema suíço de 7 jornadas com 15 minutos e incremento de 10 segundos por lance.
Estavam presentes 119 jogadores de todos os pontos do país sendo destes 17 titulados.
 
 
Da esquerda para a direita: Paulo Rocha, Henrique Paiva, Rafael Saraiva, Cristiano Tieres e Silvia Rodrigues
 
Ainda assim foram quatro os nossos atletas a estarem presentes em Leiria (cinco se contarmos com Paulo Rocha na equipa de arbitragem?!).
 
Henrique Paiva e Rafael Saraiva aproveitavam esta prova como treino de elite para a prova de escalões de jovens, enquanto Cristiano Tieres teria uma prova de fogo para provar que as vitorias que tem sistematicamente obtido entre portas não são fruto do acaso e Sílvia Rodrigues que ganharia certamente uma maior experiencia neste tipo de prova.
 
Cristiano Tieres frente a Antonio Caramez Pereira
 
De facto e começando por Cristiano Tieres, este provou o seu grande momento de forma entrando definitivamente na elite do xadrez nacional ao tomar merecidamente um lugar no Top 10.
 
Fazendo um torneio de trás para a frente após a derrota sofrida na jornada 2 frente a Daniel Preto (2126) da ADCR Mata de Benfica, jamais foi derrotado, isto apesar de ter feito 5 jogos dos 7 diante de atletas com elo superior a 2000, tendo mesmo defrontado 2 atletas titulados (venceu o MN Fernando Pereira (2199) da AX Portugal e cedeu um empate frente ao MN Vitor Morais (2030) do Clube EDP).
 
Prova brilhante que Cristiano Tieres à partida apenas o 47º do ranking, culminava com 5,5 pontos em 7 possíveis na 7ª posição com uma performance de 2110.
Melhor atleta não titulado e melhor classificado do distrito de Aveiro.
 

Rafael Saraiva frente a Antonio Pereira dos Santos
 
Rafael Saraiva foi o segundo melhor classificado da nossa comitiva.
Começando a prova a defrontar o MF Antonio Pereira Santos (2193) do Sporting CP, donde saiu derrotado, acabou por fazer uma segunda parte do torneio muito interessante, onde se destaca o empate na ultima ronda frente ao MN Vitor Morais (2030) do Clube EDP, não perdeu qualquer das ultimas 4 partidas.
Tendo de inicio o 70º lugar do ranking terminou bem acima na 46ª posição com 4 pontos nos 7 possíveis e com uma performance de 1821.
Deixa boas indicações para o Campeonato Nacional de Jovens.
 
 
Henrique Paiva frente a Francisco Castro
 
Henrique Paiva fez uma prova intermitente.
Começando de uma forma brilhante ao derrotar Francisco Castro (2136) da AEJ S João da Madeira, não conseguiu dar seguimento a essa vitoria tendo perdido os dois jogos seguintes.
Na segunda parte da prova conseguiu 2 vitorias e um empate nos 4 jogos.
Terminou com 3,5 pontos no 62º lugar (era 73º do ranking inicial) e com uma performance de 1645.
 
Ambas as boas participações dos nossos jovens Sub-16 acabaram por ser ofuscadas pelo brilhante desempenho do Cristiano Tieres. 
 
 
Silvia Rodrigues
 
Finalmente uma palavra de apreço para a Silvia Rodrigues que sem pretensões de maior fez uma prova calma, terminando na 105ª posição com 2 pontos e uma performance de 1182. 
 
 
Para a história aqui fica a classificação Final dos 8 primeiros:
 
1.GM Antonio Fernandes (s/Clube) .... 6,5
2.FM Diogo Vasco (Clube TAP) ........ 6,5
3.FM Luis Silva (Aad/A2d) ........... 6
4.MN Alberto Ferreira (GX Porto) .... 6
5.IM Antonio Frois (AX Gaia) ........ 6
6.CM Pedro Rego (SCP) ............... 5,5
7.   Cristiano Tieres (C Galitos) ... 5,5
8.FM Ant. Pereira Santos (SCP) ...... 5,5
(...)

 
Mais informação no site do Clube dos Galitos aqui: