quinta-feira, 9 de abril de 2015

Campeonato Distrital de Jovens 2015 - Parte II


Continuando a analise agora nos escalões mais competitivos.



Sub 14
======

Antonio Santos - 2º
Antonio Martins - 3º

Neste escalão residia a esperança de um titulo distrital.
Antonio Santos era o numero 1 do ranking inicial, enquanto Antonio Martins era o 3º desse mesmo ranking.
A prova tinha a presença de 8 jogadores que decidiam o titulo jogando entre si a uma volta.




Antonio Santos foi vencendo os seus jogos caminhando a passos seguros para a conquista do titulo, até à jornada 5 onde encontrou o jovem Hugo Lobo, que vinha até aí a fazer uma prova irrepreensível.
Antonio Santos não conseguiu impor o seu jogo e surpreendentemente acabou derrotado, dependendo do resultado de outros para poder chegar ao seu objectivo principal.
Apesar de ter vencido os restantes dois jogos em disputa, viu o seu adversário directo com dois empates nesses jogos, terminar a prova com o mesmo numero de pontos, mas com vantagem no confronto directo entre ambos.
Antonio Santos terminou assim a prova com 6 pontos em 7 possíveis, na segunda posição sagrando-se Vice Campeão distrital.
 
 
Antonio Martins, chegou á ultima jornada com uma enorme responsabilidade.
Tendo perdido apenas uma partida frente ao seu colega de equipa e empatado uma outra diante de João Silva do CX Col. Portugues, enfrentava nessa ultima ronda Hugo Lobo. Assim em caso de vitória entregaria o titulo ao seu companheiro e muito provavelmente subiria ao segundo lugar da classificação final.
Demasiada pressão ou não, o facto é que Antonio Martins não foi alem de um empate o que lhe proporcionou a 3ª posição ex-aquo com  o citado atleta do Colégio Português.
 
Titulo de Campeão Distrital para Hugo Lobo da AEJ S. João da Madeira e a nível feminino para Beatriz Oliveira do CX Col. Português.
 
 
Sub.16
======

Rafael Saraiva - 2º
Ricardo Dias - 3º
Henrique Paiva - 4º
Tiago Fernandes - 5º
Rita Santos - 6ª
João Matos - 7º
Luis Pires - 9º

Também aqui havia a esperança de um titulo Distrital absoluto.
Tendo a equipa do Clube dos Galitos apresentado 7 atletas nos 13 presentes, e desses sete, cinco estavam no top do ranking inicial, era difícil prever que fosse um outsider a intrometer-se na luta pelo titulo.
 
Mas o pior cenário possível veio de facto a acontecer com a luta entre os nossos atletas a ser fratricida e a deixar passar incólume João Soares do CX Col. Português que fez uma prova de alto nível sem falhas terminando com os 7 pontos possíveis e com 2,5 pontos de vantagem para a concorrência.
 
 
 
 
Apesar da prestação dos nossos atletas ter sido muito semelhante com cinco dos sete a terminarem a prova com 4 pontos o destaque vai contudo para Rita Santos que terminando a prova na 6ª posição absoluta conseguiu o titulo de Campeã Distrital Feminina.
 
 
 
Rita Santos esteve em bom nível tendo sido derrotada apenas pelo vencedor da prova e pelo seu companheiro de equipa Rafael Saraiva.
Pelo meio empates com Henrique Paiva e Tiago Fernandes.
 

Rafael Saraiva foi o nosso atleta melhor classificado, sagrando-se Vice Campeão Distrital, ao obter 4,5 pontos.
Três empates diante de colegas de equipa um dos quais frente a Henrique Paiva, numero 1 do ranking (jogo da foto), aliada a derrota frente ao vencedor da prova apenas lhe permitiram lutar pelo 2º Lugar.


Henrique Paiva terminou fora do pódio fruto de quatro empates e da derrota diante do vencedor da prova.
Alem dos colegas de equipa Rafael Saraiva, Ricardo Dias e Rita Santos, também João Soares do CX Col. Portugues conseguiu um empate neste torneio menos conseguido por parte do Henrique Paiva.
 
  
 
Ricardo Dias nesta foto frente a Tiago Fernandes, também foi vitima dos empates entre colegas de equipa, tal aconteceu frente aos dois atletas citados anteriormente, mas viu-se derrotado pela Rita Santos e pelo vencedor da prova.
Ricardo Dias era o numero dois do ranking inicial e viria a terminar no mais baixo lugar do pódio.
 
Tiago Fernandes, com uma prestação semelhante aos seus colegas de equipa terminaria na 5ª posição também ele com 4 pontos nos 7 possíveis. Derrotas frente ao vencedor e diante a Ricardo Dias condicionaram a sua prova.
 
 

João Matos conseguiu, eu diria sem surpresa, também chegar aos 4 pontos finais tal como os seus companheiros.
Beneficiando de um melhor emparceiramento foi amealhando pontos frente a adversários mais acessíveis, o que no final acabou por lhe penalizar o desempate que o viria a atirar para a 7ª posição.
 
 
 
Finalmente Luis Pires que se estreava esta época com as nossas cores e que terminaria apenas meio ponto abaixo dos seus companheiros de equipa na 9ª posição.
 
 
 
Sub-18
======
 
João Valente - Ap
Ricardo Santos - Ap
Tiago Pedroso - 4º
 
O torneio de Sub 18 teve apenas 5 atletas presentes que disputaram a prova em sistema de todos contra todos a uma volta.
Também aqui apesar do numero 1 do ranking inicial ser Daniel Bernardo do CX Col. Português, haveria grande expectativa na obtenção de um titulo distrital.
 
No final das quatro rondas João Valente, Ricardo Santos e Daniel Bernardo estavam empatados com 3 pontos, pelo que o titulo acabaria por decidir-se num torneio fechando a duas voltas entre esses três atletas.
 
 
 
João Valente tinha vencido Ricardo Santos e sido derrotado por Daniel Bernardo enquanto o Ricardo Santos por sua vez tinha vencido Daniel Bernardo.
 
Fora desta luta tinha ficado Tiago Pedroso que terminava a sua prova apenas com uma vitoria na 4ª posição.
 
 
O Torneio de desempate não viria a correr bem às nossas cores tendo Daniel Bernardo imposto o seu jogo nas quatro partidas disputadas sagrando-se assim Campeão Distrital.
Na luta pelo segundo posto Ricardo Santos impôs-se a João Valente definido assim o pódio da prova.
Mariana Tavares do CX Col. Português sagrou-se Campeã Distrital feminina.