quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CN Equipas - 2ª Divisão - Serie B



A equipa principal do Clube dos Galitos voltava a jogar em casa. e desta feita recebia a formação da CP Bombarral.
 
Infelizmente não foi possível ir de encontro ao solicitado pelos nossos adversários para alteração de data dados os compromissos que a nossa formação já assumiu, nomeadamente pela participação na Taça de Portugal e nos Campeonatos Distritais.
 
Ainda assim a equipa "A" viu-se desfalcada de dois dos seus atletas que tinham disputado a primeira jornada e não estiveram aqui presentes, Uwe Kahler e Cristiano Tieres.
Foi Marco Santos a recuperar a forma e Antonio Santos os atletas que os vieram substituir.
Assim a formação do Clube dos Galitos era Henrique Paiva, assumindo o primeiro tabuleiro, Marco Santos, Tiago Fernandes e Antonio Santos.
 
A formação do Bombarral também se apresentava sem alguns dos seus melhores atletas, assim Guilherme Gaboleiro era o numero 1, secundado por Ricardo Pais, Rui Batalha e Artur Bernardes.
 
A partida começou á hora marcada e o equilíbrio foi nota dominante nas primeiras horas do encontro.
 

 
Já com 2 horas e meia de jogo o encontro começa a pender para as nossas cores, com Henrique Paiva a entrar num final ligeiramente melhor, Marco Santos com vantagem, Tiago Fernandes muito equilibrado e Antonio Santos a tentar segurar uma ligeiríssima vantagem.
 
Com cerca de 3 horas de jogo Henrique Paiva vence o final e coloca o resultado em 1-0.
Logo depois Marco Santos também vence colocando o resultado em 2-0.
 
Tiago Fernandes fecha o jogo e pede empate de modo a segurar a vitoria. Rui Batalha não volta a jogar e todos focam atenções no 4º tabuleiro, onde Antonio Santos não consegue aguentar a pressão e acaba por perder a sua partida.
 
No entanto Rui Batalha não tem tempo para arriscar tudo e aceita o empate proposto pelo Tiago Fernandes fazendo assim o resultado final favorável à nossa formação pela diferença mínima.
 
Clube dos Galitos - CP Bombarral ..... 2.5-1.5
 
(1) Henrique Paiva - Guilherme Gaboleiro .... 1-0
(2) Marco Santos - Ricardo Pais ............. 1-0
(3) Tiago Fernandes - Rui Batalha ........... =-=
(4) Antonio Santos - Artur Bernardes ........ 0-1

Segundo jogo, segunda vitoria parecendo assim que o objetivo traçado no inicio da época vai ser alcançado rapidamente e não vai preciso a calculadora para as ultimas jornadas.



Outros encontros:

AA Coimbra "B" - Assembleia Figueirense

Num jogo em que o quatro da Figueira da Foz apresentou uma formação de alto nível mostrando que está a lutar pela vitoria na serie, a formação estudantil não conseguiu ter argumentos para contrariar esse poderio.
Com os FM Fernando Ribeiro (2296) e Antonio Ferreira (2158) a pontuarem nos dois primeiros tabuleiros e Paulo Felizes a colocar definitivamente o resultado a favor dos homens da Figueira da Foz, restou aos estudantes fazerem um ponto no 4º tabuleiro.

Assembleia Figueirense é candidata, enquanto a equipa de Coimbra com duas derrotas nos primeiros dois jogos vai ter dificuldades na tabela classificativa.

A. Académica de Coimbra
1
3
Assembleia Figueirense
João Sousa1974012296Fernando Ribeiro
Miguel Fernandes1922012158António Ferreira
Dominic Cross1925011913Paulo Felizes
Bruno Moreira1881101799Miguel Babo

CR Estarreja - GX S.Marcos

A equipa de Estarreja motivada com a vitoria na primeira ronda e com os festejos Carnavalescos à porta, defrontou uma equipa Lisboeta muito longe do valor que poderá vir a apresentar.
O resultado acaba por espelhar o maior poderio da equipa liderada por Antonio Luis Ferreira (2114).
A equipa do CX S Marcos não apresentou nenhum atleta com mais de 1700 de ELO, pelo que a manutenção neste escalão vai ser tarefa árdua.
Quanto à equipa de Estarreja que julgaria andar a lutar pela manutenção ocupa à segunda jornada o 1º lugar.
A próxima deslocação a Torres Novas vai esclarecer se esta formação também apresentará a sua candidatura à vitoria.

C. Recreativo de Estarreja
3,5
0,5
G. Xadrez de São Marcos
Luis Ferreira2114101694Hugo Gouveia
José Rodrigues20400,50,51638Tiago Rodrigues
Carlos Andrade1940101572Leandro Gomes
Nelson Silva1835100Assis Capamba


Finalmente:
CX Montemor-o-Velho "A" - CC Torres Novas

Mais uma vitoria tangencial para a formação de Montemor que apesar disso mantem incólume o seu favoritismo.
Sem o MN Pedro Neves e sem Julian Toro e sem IM Richard Polaczek a equipa parece estar a aquecer para os concentrados onde poderá então ai apresentar-se na máxima força.
Aqui numa prova de dificuldade com a mesma formação da jornada anterior (Jorge Cruz, Daniel Cavaleiro, Pedro Cardoso e João Saltão), venceu o quatro de Torres Novas que se começa a afastar-se da luta pelo primeiro lugar.

C. X. Montemor-o-Velho
 
2,5
1,5
Cine Clube de Torres Novas
Jorge Cruz2067102114Paulo Costa
Daniel Cavaleiro19150,50,51871Francisco Cruz
Pedro Cardoso1939011827António Reis
João Saltão1825100Sandro Purificação


O encontro visto pelo blog do Cine Clube de Torres Novas:

No dia 6 de Fevereiro fomos a Montemor-o-Velho para disputar a segunda sessão do Campeonato Nacional.
Tivémos uma recepção calorosa por parte de Carlos Mendes, e dos restantes membros, Montemor, sempre um bom local para a prática do xadrez. 
Apresentámos então a seguinte equipa:

1- Paulo Costa
2- Francisco Cruz
3- António Reis
4- Sandro Purificação
O Cx Montemor apresentou precisamente a mesma equipa que na sessão anterior, o que nos surpreendeu um pouco, de qualquer das maneiras permitia-nos sonhar com um resultado positivo e sendo assim começámos o jogo animados e com vontade de fazer coisas boas.
(TóJó a preencher a folha de partida, antecipava uma partida feliz)

1º Tabuleiro
Jorge Cruz - Paulo Costa

Nesta partida jogou-se então uma siciliana bastante perigosa para ambos os jogadores, com a famosa corrida para ver quem faz xeque-mate primeiro, pois ambos os Reis estavam em lados opostos do tabuleiro.
O Paulo estava a jogar bem, e até chegou a ter 20min a mais que o Jorge, mas chegou a um momento decisivo onde tinha que seleccionar um lance forte que mantivesse a iniciativa, para que o adversário tivesse que se preocupar com a defesa, mas gastou cerca de 30min aqui, e ficou apenas com 1min no relógio. Como a posição era bastante perigosa de jogar, ficaram os 2 jogadores a jogar em apuros de tempo, e o Paulo Costa não evitou os erros, e concedeu a partida. 1-0

2º Tabuleiro
Francisco Cruz - Daniel Cavaleiro

O Francisco surpreendeu Daniel Cavaleiro na abertura, e ficou com uma posição confortável. No meio jogo não conseguiu dar seguimento ao plano de jogo, e o Daniel conseguiu soltar-se e equilibrar a partida. Chegaram depois os apuros de tempo e houve 1 hipótese para ambos os jogadores ganharem vantagem, mas nenhum seguiu esse caminho, até que se chegou a um final de bispos empatado, e decidiram empatar.
3º Tabuleiro
Pedro Seneca Cardoso - António Reis

Depois de uma abertura atabalhoada, o TóJó conseguiu rocar e pôr o seu Rei em segurança, já o do Pedro Cardoso ficou no meio do tabuleiro à mercê do Tójó:

As negras têm as peças a cuspir lume! As Torres e a Rainha ocupam as colunas abertas, o Cavalo em c5 é poderoso e tem um olho em d3 e e4, mas o que torna esta posição tão vantajosa para as negras, é o facto do Rei branco estar exposto, e posto isto, a invasão negra começa:
1...Cd3+! e ameaça tomar e1
2. Dxd3 (Qualquer lance de rei é bastante pior) Db6+!
3. Rf1 (se Dd4, Txd4, Txe8+, Td8+ -+) Txe1+
4. Rxe1 Txd3
5. Txd3 Dg1+
6. Cf1 Dxg2
0-1

4º Tabuleiro
Sandro Purificação - João Saltão

O Sandro é um jogador que tem jogado na última década aqui no distrito, mas tem jogado poucas partidas lentas, e chegou ao jogo com o João Saltão, e como não tem ritmo de lentas enganou-se numa inversão de lances, e perdeu uma peça ligeira. Depois disto tentou corrigir o jogo, lançando um ataque ao Rei adversário com ajuda do par de bispos, mas o João é um jogador sólido e já com muita experiência e sem fazer disparates acabou por vencer. 0-1
 
A Classificação é agora a seguinte:

1. CR Estarreja ........... 6
2. Clube dos Galitos "A" .. 6
3. CX Montemor-o-Velho "A". 6
4. Assembleia Figueirense . 5
5. CC Torres Novas ........ 3
6. CP Bombarral ........... 2
7. GX S.Marcos ............ 2
8. AA Coimbra "B" ......... 2

Próximas partidas:

CP Bombarral - AA Coimbra "B"
GX S Marcos - Clube dos Galitos "A"
CC Torres Novas - CR Estarreja
Assembleia Figueirense - CX Montemor-o-Velho

Grandes jogos em perspetiva.
Figueira da Foz e Torres Novas são ser o centro da atenção.
Mas a seu tempo faremos a antevisão da jornada.

Prognósticos: desta feira depois de um desastre completo na jornada anterior conseguimos 3 em 4, ainda não foi desta o pleno.

Nota:
Mais uma vez agradecemos ao blog do Bombarral e do Cine Clube de Torres Novas que acompanham esta serie.
O comentário da partida entre a equipa de Montemor e de Torres Novas é integralmente retirado do blog do Cine Clube cujo conteúdo é da responsabilidade dos seus autores.
Desta feita e dado que o Bombarral jogou contra a nossa formação tomei como indicativos os comentários do blog dos Bombarralenses.
Aos autores de ambos os blogs os meus agradecimentos pela forma como poderemos engrandecer as nossas competições e os nossos emblemas.